Samstag, April 2

Eu realmente já tinha dito n+2598 vezes que o senhor João Paulo II deveria morrer. MAS eu não sabia que, quando isso acontecesse, tudo ia ficar tão chato. TUDO só fala disso. Saco³

E é claro que todo mundo depois de morto vira santo - ainda mais o, cof, santo padre. E aí todo mundo começa a esquecer tudo o que esse senhor distinto e com cara de velhinho bonzinho já fez. Como eu me sinto na obrigação de prestar um servicinho para a sociedade, lembro-lhes de algumas coisas fo-fas que Carol fez: aboliu o uso da camisinha, de qualquer anticoncepcional e do aborto; condenou a teologia da libertação e puniu os seus principais líderes; considerou o homossexualismo pecado & doença; abafou o caso dos padres pedófilos nos EUA; apoiou n+10 guerras; etc.

Not enough.

"Um dos frutos do Concílio Vaticano 2º (...) foi o nascimento da teologia da libertação, elaborada no Terceiro Mundo e principalmente na América Latina, com a colaboração dos teólogos europeus mais progressistas, desde Rahner até Metzs. (...) A teologia da libertação (...) tentou fazer uma nova leitura da fé cristã à luz das injustiças estruturais do capitalismo, criador de imensos bolsões de pobreza (...) Foi a primeira tentativa de fazer, a partir da fé, uma leitura da história com os instrumentos da economia e da sociologia. E levou em conta a análise marxista da sociedade e de suas estruturas de injustiça. (...) Foi o medo do papa polonês anticomunista de que a teologia se contaminasse de marxismo que o fez lançar seus cânones contra ela. (...) O golpe mortal à teologia da libertação foi dado por João Paulo 2º ao assinar o documento elaborado pelo cardeal Ratzinger em que se condenava radical e definitivamente essa teologia. (...) A partir desse momento começou a caça aos teólogos que elaboravam e defendiam essa teologia. O primeiro a desfilar diante do ex-Santo Ofício foi o brasileiro Leonardo Boff, um franciscano adorado pelos mais pobres da América Latina, que foi interrogado por Ratzinger e condenado várias vezes ao silêncio, até que decidiu se secularizar."

[+ matéria do El País, disponível no UOL]

Tem certeza que vale a pena chorar por ele? Um papa que retrocedeu muitos conceitos da Igreja Católica e apoiou tanto os movimentos reacionários pelo mundo todo. Luto de sete dias em um país de terceiro mundo por esse papa?

I refuse.

@ 20:47